segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pela 1ª vez, estudantes brasileiros participam de concurso para 'alterar' logo do Google


Estudantes brasileiros poderão alterar a logomarca do Google – apelidada de Doodle quando marca datas comemorativas – na primeira edição do concurso Doodle4Google no Brasil, segundo anunciou a empresa nesta terça (21) em São Paulo. Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos deverão enviar desenhos inspirados no tema “O Brasil do Futuro” até o dia 4 de novembro e a imagem vencedora será exibida durante 24 horas no buscador brasileiro. Veja alguns dos primeiros desenhos feitos por estudantes das escolas CEU Meninos, EE Ludovina Credídio Peixoto e Elvira Brandão.

Para cada desenho enviado, o Google irá plantar uma muda de árvore em duas áreas pré-selecionadas em São Paulo e Paraná, iniciativa até então inédita dentro do Doodle4Google, concurso realizado desde 2005 em vários países do mundo.

A expectativa da empresa é receber cerca de 100 mil desenhos, marca que superaria o recorde mundial do concurso, que é do México com 70 mil desenhos. Com o número correspondente de mudas, seria possível restaurar aproximadamente 50 hectares de Mata Atlântica.

Pelo Google Earth, será possível acompanhar a evolução das árvores plantadas durante os próximos cinco anos, conforme informou Alexandre Hohagen, diretor geral do Google para a América Latina. “Essa é a primeira vez que realizaremos o concurso no Brasil, mas há pelo menos dois anos queríamos trazê-lo para cá”, explicou.

Como funciona

O concurso será dividido em três categorias por faixa etária (6 a 9 anos, 10 a 12 anos e 13 a 15 anos).

De cada uma delas sairão três finalistas, cujos desenhos passarão por um júri especial, com o jornalista e cartunista Ziraldo, além de Sérgio Valente, presidente da agência DM9DDB, Adams Carvalho, artista plástico e ilustrador, Chico Zullo, ilustrador e cartunista e Leandro Robles, ilustrador e cartunista.

Além do desenho, a criança deverá explicar num texto de até 50 palavras a relação com o tema "O Brasil do Futuro". Eles devem ser enviados pelos Correios até dia 4 de novembro.

O vencedor ganhará uma bolsa de estudos de R$ 30 mil, um laptop, uma sala Google para a escola em que estuda, além de uma viagem até o local do reflorestamento para o plantio da muda. Quem ficar em segundo e terceiro lugar ganhará um laptop. O resultado será anunciado no dia 7 de dezembro.

Escolas e estudantes interessados em participar podem entrar em contato com o Google pelo 0800 777 1880. Outras informações sobre o concurso estão em www.google.com.br/d4g.

Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

.

.