
Um livro de educação direcionado aos educadores. Um livro direcionado para além das teorias das salas de aula. "As Reuniões na Escola e a Construção Coletiva do Projeto Educacional", de Francisco Carlos Franco pede atenção para outro campo importante nos modelos educacionais: os encontros entre os profissionais da educação envolvidos no mesmo projeto. E para o sucesso deste objetivo, o profissional sugere o diálogo democrático para a escuta e observação das reais necessidades dos usuários das instituições.
Na visão do autor, o que se percebe é que "em muitas escolas há dificuldade de estabelecer uma dinâmica cooperativa e participativa em seu cotidiano, com a permanência de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários, alunos e pais num isolamento que compromete o objetivo precípuo da escola: a educação de nossas crianças e nossos jovens."
De forma crítica, Franco promove a discussão a partir da reflexão dos modelos educacionais "engessados" em grande parte das instituições. Falta de empenho, preguiça, inexperiência e desmotivação trabalham juntas e prejudicam as estruturas organizacionais escolares.
"A estrutura burocrática e centralizadora de muitas organizações escolares impossibilita o desenvolvimento de um trabalho em equipe nas escolas, reproduzindo a própria estrutura da sociedade, na qual o isolamento e o individualismo são características marcantes do sistema capitalista em que estamos inseridos", afirma o autor.
Estimular o debate para o bem coletivo envolve uma das principais discussões do livro. Francisco Carlos Franco também aborda ao longo dos nove capítulos o planejamento, condução e avaliação das reuniões, além dos encontros entre pais e mestres.
Fonte: Folha.com
Na visão do autor, o que se percebe é que "em muitas escolas há dificuldade de estabelecer uma dinâmica cooperativa e participativa em seu cotidiano, com a permanência de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários, alunos e pais num isolamento que compromete o objetivo precípuo da escola: a educação de nossas crianças e nossos jovens."
De forma crítica, Franco promove a discussão a partir da reflexão dos modelos educacionais "engessados" em grande parte das instituições. Falta de empenho, preguiça, inexperiência e desmotivação trabalham juntas e prejudicam as estruturas organizacionais escolares.
"A estrutura burocrática e centralizadora de muitas organizações escolares impossibilita o desenvolvimento de um trabalho em equipe nas escolas, reproduzindo a própria estrutura da sociedade, na qual o isolamento e o individualismo são características marcantes do sistema capitalista em que estamos inseridos", afirma o autor.
Estimular o debate para o bem coletivo envolve uma das principais discussões do livro. Francisco Carlos Franco também aborda ao longo dos nove capítulos o planejamento, condução e avaliação das reuniões, além dos encontros entre pais e mestres.
Fonte: Folha.com
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