terça-feira, 21 de setembro de 2010

Diálogo entre professores garante melhor ambiente para aprendizagem


Um livro de educação direcionado aos educadores. Um livro direcionado para além das teorias das salas de aula. "As Reuniões na Escola e a Construção Coletiva do Projeto Educacional", de Francisco Carlos Franco pede atenção para outro campo importante nos modelos educacionais: os encontros entre os profissionais da educação envolvidos no mesmo projeto. E para o sucesso deste objetivo, o profissional sugere o diálogo democrático para a escuta e observação das reais necessidades dos usuários das instituições.

Na visão do autor, o que se percebe é que "em muitas escolas há dificuldade de estabelecer uma dinâmica cooperativa e participativa em seu cotidiano, com a permanência de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários, alunos e pais num isolamento que compromete o objetivo precípuo da escola: a educação de nossas crianças e nossos jovens."

De forma crítica, Franco promove a discussão a partir da reflexão dos modelos educacionais "engessados" em grande parte das instituições. Falta de empenho, preguiça, inexperiência e desmotivação trabalham juntas e prejudicam as estruturas organizacionais escolares.


"A estrutura burocrática e centralizadora de muitas organizações escolares impossibilita o desenvolvimento de um trabalho em equipe nas escolas, reproduzindo a própria estrutura da sociedade, na qual o isolamento e o individualismo são características marcantes do sistema capitalista em que estamos inseridos", afirma o autor.

Estimular o debate para o bem coletivo envolve uma das principais discussões do livro. Francisco Carlos Franco também aborda ao longo dos nove capítulos o planejamento, condução e avaliação das reuniões, além dos encontros entre pais e mestres.

Fonte: Folha.com

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