segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cibercultura e Educação

Com os avanços tecnológicos da sociedade atual em um único aparelho como o celular podemos dispor de vários recursos ... e a escola? proíbe o uso. Com os sites de relacionamento não é diferente, mesmo sabendo o quanto a cultura da língua escrita entre os jovens tem sido motivada a partir de sites como Orkut, MSN ...
Vivemos trancados em nossas casas, mas não estamos mas sozinhos.É fácil o acesso a rua, aos amigos, o mundo em um clik... as crianças dominam e operam essas novas tecnologias com muita facilidade (nativos digitais) nós imigrantes desde muito tempo estamos tentando aprender e utilizar melhor esses recursos disponíveis no mercado. O que percebo é um descompasso muito grande entre a dinâmica social e tudo que a cibercultura nos oferece e a situação da escola que permanece estática (salvo algumas exceções ) ... Para o profissional da educação o desafio é real e urgente, pois não pode simplesmente pensar “proibir em quanto eu aprendo...”
A EaD vem se constituindo em nosso país um bom exemplo de como o paradigma da cibercultura está sendo incorporado na prática e os benefícios que temos conseguido através dessa modalidade de ensino ao proporcionar formação profissional para os municipios fortalecendo a cultura e a comunidade local. Segundo Edgar Morin é preciso mudar o pensamento dos professores, eis o desafio que essa mudança de paradigma nos impõe.
(obs) trechos da participação no curso UFC/EaD/solar

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