terça-feira, 14 de setembro de 2010

A difícil escolha da profissão



Meu nome é Pedro, tenho 17 anos e estou no ultimo ano de escola. Sempre me imaginei terminando a escola e já saindo direto pra faculdade. Mas pelo que vejo não será tão fácil.

Só faltam dois meses pra começarem os vestibulares e ainda não sei o que coloco na minha ficha de inscrição. São mais de 200 cursos, não tenho ideia de como eu posso escolher uma. È algo sério e por toda a vida, não é algo que resolvo com uma brincadeira de “minha mãe mandou...”.

Gosto bastante de esportes, poderia fazer Educação física é claro, mas sou muito preguiçoso e não estou numa boa fase física. Não sei se conseguiria ter retorno financeiro. Então posso fazer Engenharia, apesar de odiar matemática.

Acho que preciso de ajuda, procurar algo ou alguém que possa me auxiliar nessa fase. Apenas não sei como.

Acho que posso adiar a decisão e me dedicar ao cursinho no outro ano. Ou fugir e fazer um intercambio. Ou dormir e fazer algo agora antes que fique neurótico com essas dúvidas.

Esta história é algo fictício, mas que deve ocorrer na mente de muitos jovens (inclusive eu) quando se chega nessa fase da escolha profissional.

O peso que esta decisão nos gera é angustiante. Muitas vezes não nos sentimos capazes de decidir os nossos próximos 50 anos com apenas 17 ou 18 de idade. Existem aqueles que desde a infância carregam consigo a vontade de exercer aquela profissão e não precisam passar por tudo isso.

Informações pra esta escolha não nos falta. Temos revistas, sites, livros, jornais (como a Fovest) e até feiras (como a Feira Guia do Estudante ocorrida no ultimo fim de semana) pra nos ajudar nesta fase de escolha. Podemos também procurar profissionais que nos orientem. Temos tudo ao nosso auxilio.

Decisões como esta nos dá a tal maturidade que todos nós dizemos ter. É algo pra toda a vida, é a definição de como iremos viver, trabalhar, com quem iremos nos relacionar e enfim. Não devemos procurar algo que apenas nos dê retorno financeiro, mas algo que goste e nos dê prazer em fazer.

Faça esta escolha com consciência e lembre que após esta surgiram outras dúvidas: como estudar pro vestibular? onde estudar? Cabe a nós tomar a decisão, que é exclusivamente nossa.

Nenhum comentário:

.

.