quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O poder de transformação da Leitura*





O poder de transformação da Leitura*


O que entendemos como Leitura?
 Não é de hoje que escutamos falar sobre os benefícios do hábito da Leitura, como também dos grandes prejuízos repassados de geração em geração pela falta dela.

Ler é mergulhar num mundo de mistérios; É viver emoções antes nunca imaginadas. Cada ato de Leitura, seja da palavra escrita ou do mundo de informações que nos cerca, representa uma grande contribuição para a sociedade, pois a cada momento aprendemos sobre as coisas, sobre as pessoas, sobre o mundo; e através do conhecimento podemos mudar nossos  conceitos e ser responsáveis por grandes transformações  na sociedade.

O grande poder da Leitura é um milagre; é o poder de provocar uma reação imediata no leitor. Quem lê se depara com momentos de encontros, momentos de descobertas e de inquietações e na proporção em que o ato consciente da Leitura acontece, mais e mais se faz necessário para aquele que aprendeu a ler.

Hoje com todas as tecnologias do mundo moderno precisamos enxergar as várias interpretações da palavra Leitura. Ela não pode estar vinculada apenas àquele exercício “braçal” de ler um livro. Quando falamos de Leitura queremos refletir sobre a capacidade de misturar o conhecimento que já sabemos com o que descobrimos e adotar novas formas de sermos melhores.

O ser humano tem a capacidade de pensar, de agir e de mudar a realidade. Quando enxerga que o mundo precisa do conhecimento para a sua evolução e acredita numa sociedade mais justa e mais digna, contribui para um mundo melhor. Eis, pois um  desafio que a Leitura nos impõe; ignorá-lo não ficou como opção para o professor.    

*  Reflexões a partir da proposta de redação do ENEM/2006.
Iraneide Lopes - Fortaleza / 2006




Nenhum comentário:

.

.