segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Um terço das adolescentes com peso adequado no país se acha gorda


Quase 36% das adolescentes que se acham muito gordas estão, na verdade, com o peso adequado, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), apresentada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (27). Entre os garotos, o índice é de 21,5%.

O estudo avaliou o estado nutricional dos escolares que estavam frequentando o 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série), em 2009, nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, e comparou as percepções sobre o próprio com o estado nutricional (indicado por medidas de peso e altura) dos jovens.

O principal problema nutricional verificado pela PeNSE foi o excesso de peso, que compreende o sobrepeso (peso acima do recomendado) e a obesidade. Os escolares da rede privada tinham as maiores prevalências de obesidade.

Ao todo, o percentual de jovens obesos no país foi aferido em 7,2%, e as maiores frequências foram em Porto Alegre (10,5%), Rio de Janeiro (8,9%) e Campo Grande (8,9%).
Autoimagem e atitudes

Os resultados mostram que existe um descompasso entre a percepção sobre o prórpio peso e o real estado nutricional dos jovens. Mais de 25% das estudantes que se autoclassificaram como magras ou muito magras estavam, na verdade, com excesso de peso. Entre os garotos, o índice foi de 29,2%.

Já entre os escolares cuja autopercepção da imagem corporal era normal, 16,2 % (sexo masculino) e 14,3%, (sexo feminino) estavam com sobrepeso.

A pesquisa também investigou se os escolares tomavam alguma atitude para perder, manter ou ganhar peso. Dentre os escolares do sexo masculino que nada fizeram em relação ao seu peso, 14,4% estavam com sobrepeso, contra 12% de garotas na mesma situação. Entre estudantes do sexo feminino que tomaram alguma atitude para perder peso, 51,5% estavam no estado nutricional adequado, contra 29,8% dos escolares na mesma situação.

Os resultados também indicam que 88,2% dos garotos e 89,5% das garotas que tentaram ganhar peso estavam com o estado nutricional adequado.

A pesquisa contou com a análise das medidas e os questionários de mais de 63 mil escolares de todo o país.

Percentual de escolares do 9º ano do ensino fundamental obesos, segundo os municípios das capitais e o Distrito Federal - 2009 (Fonte: IBGE)

Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

.

.