quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nota de esclarecimento sobre o processo de emissão de carteiras estudantis

A fim de garantir aos alunos da rede pública e particular de ensino a entrega de carteirinhas estudantis dentro do prazo, sem atraso, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou o processo de emissão do documento, programado para valer a partir do dia primeiro de maio de 2011.

Para definir como seria esse processo de forma democrática, entidades estudantis (ASESF, CESC, UESM, UFES, UESF, UNEFORT, UCES e DCE do Cefet), que representam um total de 420 mil alunos, compareceram à Etufor e aprovaram a iniciativa. Durante reuniões semanais, foram discutidas todas as questões que envolvem o processo de confecção e emissão de carteirinhas, inclusive o calendário e o financiamento.

Os DCEs da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foram convidados a participar das reuniões, mas não se fizeram presentes por estarem em período de eleição para a nova diretoria. No último dia 23 de novembro, representantes dos referidos DCEs foram informados acerca do processo e receberam os formulários, que devem ser recolhidos pelo próprio diretório até o dia 10 de dezembro.

É importante ressaltar que o processo está fluindo naturalmente nas universidades. Os estudantes já começaram a requerer a carteirinha e devem recebê-la antes do dia 30 de abril de 2011, exceto os alunos da UFC que ainda não solicitaram o documento. Os formulários já estão no DCE, mas não foram liberados para os alunos, privando-os do direito à meia entrada nos ônibus, cinemas, shows e jogos.

A Etufor entende que os estudantes não podem ser prejudicados por conta de uma entidade. “Estamos trabalhando para garantir o cumprimento do prazo. No entanto, é necessário que todos possam colaborar. Aqueles que solicitarem a carteirinha devem recebê-la sem qualquer tipo de transtorno”, assegura o presidente do órgão, Ademar Gondim.

Diferente dos anos anteriores, o documento não será mais revalidado. A Prefeitura, através do Sistema de Transporte, financiará todas as carteiras da rede pública. Os alunos não devem se preocupar com o financiamento, afinal o compromisso de oferecer a carteira gratuita é da Prefeitura. E esse direito já está garantido.

Fonte: Centro de Fortaleza

Nenhum comentário:

.

.