quinta-feira, 25 de março de 2010

O Laboratório de informática e o papel do professor no uso das TICs.

O aporte das novas tecnologias de informação e comunicação tornou-se algo imperativo na sociedade contemporânea. O laboratório de informática da escola, nesse sentido é uma ferramenta que promove o interesse pela leitura e a pesquisa científica oferecendo oportunidades mais concretas de desenvolver a aprendizagem dos educandos.


São muitos os sites, e esses também são de diferentes níveis de complexidade dificultando a pesquisa, por isso para encontrar o que se quer na internet é preciso instruções claras, objetivas, e a orientação do professor é fundamental para o êxito da atividade, mesmo utilizando “ google”- ferramenta de busca, pois o computador não executa comandos, ele apenas obedece.


Acredito que as vantagens e desvantagens da internet sejam inúmeras, quanto mais o domínio desse conhecimento maiores perigos x benefícios virão, mas não concordo da escola proibir a utilização de alguns sites, pois acho que é preciso estipular regras de segurança, deixando claro algumas restrições do uso da internet a título de proteção.


A função social da escola é formar um cidadão autônomo, crítico e reflexivo, O papel do professor é semear, semear sempre, acreditando nos possíveis frutos do seu trabalho. O desafio das novas tecnologias é uma “pedra no sapato” de muitos, pois é algo que não domina, mas atualmente se faz necessário para o profissional um conhecimento básico dessas novas ferramentas de aprendizagem e é possível que o problema seja superado.


Autor: Iraneide Lopes- 06/02/2009

Nenhum comentário:

.

.