terça-feira, 23 de novembro de 2010

Teste sua inteligência e raciocínio com "O Enigma de Einstein"


Assim como "Os Incríveis Passatempos Matemáticos", "O Enigma de Einstein" é uma saborosa obra que oferece, ao mesmo tempo, conhecimento e cultura de uma forma desafiadora e divertida por meio de jogos de raciocínio e intrigantes quebra-cabeças.

Os testes são feitos para todas as pessoas, pois não são problemas repletos de números ou que exigem a aplicação de uma fórmula. Para resolver as charadas, a pessoa vai precisar do raciocínio lógico. E isso basta.

A ideia do livro não é a de ser uma apostila de lição de casa, mas um passatempo para crianças e adultos jogarem juntos e se concentrarem em situações que, por ventura, um dia podem aparecer na sua vida.

Os enigmas são divididos em capítulos com lógica e probabilidade, raciocínio lógico, quebra-cabeças práticos de situações da vida real, testes filosóficos e paradoxais.

Leia o desafio "A Caixa de Bertrand".

O grande aventureiro Irineu Jonas está diante de um dilema. Ele passou a vida toda procurando as Pérolas Gêmeas e finalmente as encontrou. Mas há um problema. Ele sabe que elas estão guardadas em um dos três porta-joias encontrados. E mais: quando ele força a abertura de uma das gavetas, encontra o que parece ser uma das Pérolas-Gêmeas junto com uma nota que lhe provoca arrepios na espinha.

"Caro Grande Aventureiro,
À sua frente há três porta-joias. Um deles contém as Pérolas Gêmeas, uma em cada gaveta. Outro contém uma pérola comum na gaveta e um pedaço de carvão na outra. O último contém dois pedaços de carvão, um em cada gaveta.

Infelizmente, não há como distinguir as três pérolas: você só vai saber que está com as genuínas Pérolas Gêmeas pelo fato de estarem no mesmo porta-joias. E mais uma última coisa: você só poderá abrir mais uma gaveta. Se errar, os três porta-joias se autodestruirão."

Irineu Jonas rodeia os porta-joias, refletindo em suas opções, e por fim baixa com toda a força o martelo sobre o fecho da segunda gaveta do porta-joia que ele já havia aberto.

Qual a probabilidade de Irineu Jonas encontrar uma segunda pérola no porta-joias e se apoderar do prêmio que procurou a vida toda?

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

.

.