sábado, 2 de outubro de 2010

O que é o Romance?


Romance

O termo romance (do latim romance: "em língua românica", através do provençal romans) pode referir-se a dois gêneros literários. O primeiro deles é uma composição poética popular, histórica ou lírica, transmitida pela tradição oral, sendo geralmente de autor anônimo; corresponde aproximadamente à balada medieval. Como forma literária moderna, o termo designa uma composição em prosa.

Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.

Definição: o que é romance?


Para começar, uma consulta ao "Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa", cujo verbete romance apresenta a seguinte definição, no âmbito literário: "Descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícios, numa transposição da vida para um plano artístico". Conforme remissão do próprio Dicionário, o romance diferencia-se de outro gênero narrativo em prosa, que é historicamente anterior, a novela, como "narração usualmente curta, ordenada e completa de fatos humanos fictícios, mas verossímeis".

Se continuarmos nossa pesquisa numa obra referencial de caráter mais específico, como o "Dicionário de Literatura Portuguesa e Brasileira", dirigido por Jacinto Prado Coelho, confirmaremos que a maior extensão do romance em relação à novela é com frequência o elemento de distinção entre os gêneros:

"No conceito mais generalizado, o romance distingue-se da novela apenas pela maior extensão".

Entretanto, o verbete acrescenta em seguida:

"[...] mas há também teóricos da literatura que delimitam os gêneros por traços qualitativos, estruturais, nomeadamente os seguintes: enquanto na novela predomina o evento, a história linearmente contada, no romance avulta uma atmosfera psico-social; o romance configura um mundo de personagens mais denso e complexo, aproxima-nos do acontecer cotidiano, e daí um ritmo temporal mais lento".

Fonte: Wikipédia e UOL Educação

Nenhum comentário:

.

.