terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MEC recebe cadastro de escolas para o "Mais Educação"


Todas as escolas públicas pré-selecionadas para oferecer atividades no contraturno das aulas regulares com apoio do Ministério da Educação, que somam mais de cinco mil, iniciou-se o cadastramento desde o dia 29 no site do MEC. O programa Mais Educação vai atender 129 municípios e 100 escolas estaduais de ensino médio.

As escolas acolhidas pelo Mais Educação precisam estar em municípios com mais de 100 mil habitantes, em cidades com mais de 50 mil habitantes localizadas no entorno das regiões metropolitanas, em municípios atendidos pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) ou ainda ter registrado em 2007 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação) de até 3,5 pontos.

O volume de recursos repassados pela pasta vai depender do número de alunos cadastrados e das atividades extraclasses escolhidas pela escola. “Todos os projetos que visam a melhoria da qualidade de ensino são bem-vindos. O importante é que as escolas façam bom proveito dos recursos”, declara o professor e tutor do Portal Educação Enderson Lara.

Diretores ou coordenadores das instituições de ensino devem se cadastrar no Simec (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças), do FNDE. A Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) e o Ministério da Educação, vão visitar as secretarias de Educação da Bahia, do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, de São Paulo, Pernambuco, do Pará, Distrito Federal, Ceará e de Goiás de 30 de abril a 11 de maio, para esclarecer dúvidas técnicas e operacionais. No dia 12 de maio será realizada uma conferência via internet com os 129 municípios para concluir o processo.

O programa Mais Educação, foi criado em abril de 2007 e tem por objetivo desenvolver o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. De forma integral, crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, participam de projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais, nos turnos opostos ao das aulas regulares.

Fonte:http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/noticias/38591/mec-recebe-cadastro-de-escolas-para-o-mais-educacao

Nenhum comentário:

.

.