segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto: Formação de Leitores


PROJETO: FORMAÇÃO DE LEITORES
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E MULTIMEIOS
PROF.: IRANEIDE E SOCORRO

O projeto visa promover a leitura na escola através das atividades desenvolvidas na sala de multimeios e no Laboratório de Informática mantendo interesses em temas da atualidade divulgados através da mídia em geral e tendo como fonte de pesquisa principalmente a internet e o jornal impresso selecionados de acordo com o interesse dos alunos leitores participantes do projeto.

Atividades/ ações dos alunos monitores/ agentes de leitura.

• Leitura, produção textual e o uso das novas tecnologias;

• Pesquisas em fontes (hipertexto/hipermidia) ex. internet, jornal, revista ...
temas de interesse geral para fomentar a leitura, a reflexão e a
intertextualidade;

• Sugerir, inovar, participando/promovendo atividades sócio-culturais da
escola;

As produções textuais a partir das atividades desenvolvidas compõem um banco de dados que serão arquivadas na biblioteca com diferentes gêneros textuais e literários com foco de interesse do educando. Ex. notícias, charge, crônicas, fábula, , fotos, músicas, filmes...; e/ou publicadas no jornal mural (ROTATIVIDADE), no blog da escola e agora o site do Thinkquest com a participação dos alunos leitores voluntários que são os agentes de leitura para a comunidade escolar disponibilizando de horários no contra-turno para desenvolver atividades interdisciplinares.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Prova Brasil



Fonte:Ministério da Educação

SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica



A avaliação de sistema tem cada vez mais papel de destaque no contexto educacional brasileiro. No Ceará, particularmente, é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na Educação Básica. Criado em 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC). Tem como objetivo fornecer subsídios para formulação e monitoramento das políticas educacionais. Além disso, possibilita aos professores e gestores um diagnóstico situacional da educação oferecida na rede pública de ensino.

O SPAECE compreende as vertentes: Avaliação de Desempenho Acadêmico, Avaliação Institucional e Estudos e Pesquisas Educacionais.


Fonte:http://www.seduc.ce.gov.br

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