terça-feira, 29 de outubro de 2013

25 filmes inspirados na literatura


25 filmes inspirados na literatura

Lit_e_cine


Literatura brasileira 
  1. Triste fim de  Policarpo  Quaresma, de Lima Barreto
  2. A hora da estrela, de Clarice Lispector
  3. O  enfermeiro, de Machado de  Assis
  4. Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
  5. O  pagador de promessas, de Dias Gomes
  6. Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado
  7. A morte e a morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado.
  8. Grande sertão veredas, de João Guimarães Rosa
  9.  Vidas secas, de Graciliano Ramos
  10. Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos
  11. Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto 

LITERATURA ESTRANGEIRA

12. Guerra e paz, de Liev Tolstoi
13. O  máscara de ferro, de Alexandre Dumas
14. A dama das camélias,  Alexandre Dumas Filho
15. O  nome da Rosa, de Umberto  Eco
16. Um conto de natal, de Charles Dickens 
17. O  caçador de pipas, de Khaled Hosseini
18. O carteiro e o poeta, de Pablo  Neruda
19. Guerra dos mundos, de H.G. Wells
20. Os miseráveis, de Victor Hugo
21. Ana Karenina, de Liev Tolstoi
22. Vinte mil léguas submarinas, de Júlio Verne
23. Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne
24. Volta ao mundo em 80 dias,  de Júlio Verne
25. Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift


http://conversadeportugues.com.br/2013/02/25-filmes/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_guiadoestudante


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Projeto de Leitura : "Canta e declama Vinícius de Morais"

CULMINÃNCIA PROJETO DE LEITURA -(À noite)

Tema:" Vinícius de Morais "


Vinicius de Morais (1913-1980) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. Filho de funcionário público e poeta Clodoaldo Pereira da Silva e da pianista Lídia Cruz. Desde cedo, já mostrava interesse por poesia. Ingressou no colégio jesuíta, Santo Inácio, onde fez os estudos secundários. Entrou para o coral da igreja, onde desenvolveu suas habilidades musicais. Em 1929, iniciou o curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro.

Em 1933, ano de sua formatura, publica "O Caminho Para a Distância". Não exerceu a advocacia. Trabalhou como censor cinematográfico, até 1938, quando recebeu uma bolsa de estudos e foi para Londres. Estudou inglês e literatura na Universidade de Oxford. Trabalhou na BBC londrina até 1939.
Várias experiência conjugais marcaram a vida de Vinicius. Casou-se nove vezes e teve cinco filhos.
 Fez parcerias musicais com Toquinho, Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Francis Hime, Carlos Lyra e Chico Buarque. Entre suas músicas destacam-se: "Garota de Ipanema", "Gente Humilde", "Aquarela", "A Casa", "Arrastão", "A Rosa de Hiroshima", "Berimbau", "A Tonga da Mironga do Kaburetê", "Canto de Ossanha", "Insensatez", "Eu Sei Que Vou Te Amar" e "Chega de Saudade".
  A parceria com o músico Toquinho foi considerada a mais produtiva. Rendeu músicas importantes como "Aquarela", "A Casa", "As Cores de Abril", "Testamento", "Maria Vai com as Outras", "Morena Flor", "A Rosa Desfolhada", "Para Viver Um Grande Amor" e "Regra Três".

 Marcus Vinícius de Mello Moraes morreu no Rio de Janeiro, no dia 09 de julho de 1980, devido a problemas decorrentes de isquemia cerebral.


(Helô Pinheiro - A "garota de Ipanema")

 A Escola Rotary Club parabeniza a participação de  nossos alunos da noite que empenharam-se com afinco e dedicação para que o projeto de leitura saísse lindo, organizado e participativo... o que de fato aconteceu!!! 
PARABÉNS ALUNOS E PROFESSORES!!!








domingo, 27 de outubro de 2013

Culminância Projeto de Leitura

CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA


 

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
 Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.

Por Eliene Perci

Assim, foi pensando na importância crucial da leitura na vida do ser humano que a Escola Rotary Club São Miguel pensou  no projeto de leitura que para nós se caracteriza como "o projeto" da escola. Acreditamos que a leitura expande conhecimento, nos ajuda a conhecer o que até bem pouco tempo para nós era de todo desconhecido e nos permite embarcar numa viagem maravilhosa.
 Dessa forma, durante todo o ano letivo os professores da Área de Linguagens e Códigos trabalhou e explorou os vários tipos de leitura e gêneros literários a fim de proporcionar aos alunos essa viagem maravilhosa.
Agradecemos aos alunos e professores que se empenharam para nos proporcionar um espetáculo maravilhoso de cores, diversidade, e principalmente muita leitura, Parabéns a todos!!!








segunda-feira, 21 de outubro de 2013

OLIMPÍADAS ESCOLARES DE FORTALEZA - 2013


OLIMPÍADAS ESCOLARES DE FORTALEZA - 2013


A Escola Rotary Club parabeniza  o aluno do 1º B  Douglas Forte Menezes pela conquista do 3º lugar nas Olimpíadas Escolares 2013 na categoria Xadrez.

 Parabéns Douglas por essa  conquista!!!




 Homenagem ao dia do Professor
Mestre: Homem que ensina; aquele que é versado em alguma ciência ou arte; homem superior e de muito saber, e que serve de ensino ou lição. Nosso muito obrigado àqueles que,
ao nos ensinarem as lições do ofício, semearam em nós à vontade de tocar nossa própria música e escolher as notas que nos cabem, com a coragem e a perícia para acreditarmos em nós mesmos.

parabéns professor...
 

Agradecer é mostrar gratidão, render graças, confessar-se grato. Agradecer é demonstrar carinho e amor... é  reconhecer  esforço,  dedicação , trabalho...E como é bom sermos reconhecidos naquilo que fazemos... como é bom sermos exemplo , sermos espelho por termos a certeza do dever cumprido. Por isso foi  com imensa satisfação que a Escola Rotary Club São Miguel prestou no dia 18 de Outubro  uma  homenagem àqueles que todos os dias dá-se um pouco de si para melhorar a educação no nosso país: nossos Professores!!!
Pessoa não comum! Pessoa sábia! Símbolo para muitos!
Pessoa venerada por sua sabedoria!
Ídolo para as crianças!  
Quem sabe, tirano para os adolescentes!
Amigo para os de mais idade!
Não importa o título.

Para muitos uma mão estendida para abraçar ou para punir, porém sempre para ensinar!
Muitos Professores passam por nossa vida, mediando o conhecimento, abrindo portas, mostrando caminhos!

Os anos passam... O conhecimento é acumulado, algum conhecimento esquecido, outros ultrapassados, mas os valores são eternos e a lembrança de alguns professores permanece.

Somos frutos de algum mestre, seja ele professor, pai ou mãe, pois todos são mediadores. Todo pai é um pouco mestre e todo professor é um pouco pai!

Feliz dia dos Professores!!!!!!!!!!!!!!!!!




 
 

Projeto PAZ -" Caminhada pela Paz"

      Não existe um caminho para a paz. A paz é o      caminho. (Mahatma Gandhi) 


Durante todo o 2º Bimestre foi trabalhado pelos professores da Área de Ciências Humanas o Projeto Paz. No dia 6 de Setembro aconteceu a "Caminhada pela Paz" no bairro São Miguel em Caucaia com a presença em massa de nossos alunos e professores. Agradecemos o apoio e engajamento de todos  neste projeto e na caminhada lembrando que " A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos."



terça-feira, 8 de outubro de 2013

SIMULADO SEDUC - ENEM 2013




Dias 7, 8 e 9 de Outubro foi realizado o Simulado Seduc - Enem 2013  em todas as Escolas da Rede Estadual de Ensino. Estamos torcendo pelos nossos alunos e acreditamos no sucesso de cada um.  Agradecemos o empenho e esforço de nossos professores para que o simulado pudesse acontecer com pleno êxito. Muita sorte aos nossos alunos lembrando que todo esforço será recompensado.
 Além do simulado do Enem também aconteceu na escola o II simulado do SPAECE 2013.

"QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA!!!"










sábado, 5 de outubro de 2013

Homenagem ao Dia do Professor

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
D. Pedro II

Aproxima-se uma das datas mais importantes do calendário escolar: O Dia do Professor. 15 de outubro comemoramos o Dia do professor. Nossa escola sente-se feliz em poder homenageá-los e dizê-los da importância e do reconhecimento do trabalho de cada um de vocês que contribui, com seu esforço e dedicação, para a  Educação do nosso País.
Para celebrar esse momento a E.E.F.M. Rotary Club São Miguel deu início no dia 1º de Outubro às homenagens aos professores de nossa escola que contará com a participação sempre atuante da Rádio da nossa escola: a Jovem Rádio nesse mês dedicado àqueles que com afinco e dedicação fazem a Educação do nosso País. Lembrando a todos que"Um país se faz com Homens e Livros."






sexta-feira, 4 de outubro de 2013

I Torneio da Amizade.

Dia 21 de Setembro deste ano aconteceu na escola Rotary Club São Miguel sob a liderança do profº de Ed. Física Sílvio César o I Torneio da Amizade. Projeto que visa integrar a prática da ed. física com os vínculos de amizade entre alunos. Queremos  agradacer a todos os alunos que participaram do  torneio da Amizade . Foi simplismente maravilhoso... Em outubro teremos outro sábado com mais um excelente evento esportivo. Parabens prof Sílvio César e a todos os nossos atletas...



Festa do Estudante com o "Garoto e Garota Rotary 2013

Dia 30 de Agosto deste ano aconteceu a tão esperada Festa do Estudante com o 2º "Garoto e Garota Rotary 2013". Foi um evento belíssimo o qual contamos com a presença em massa de nossos queridos alunos. Queremos aqui parabenizá-los por esse momento e dizê-los da importância sem par dos nossos estudantes, razão maior de todo o nosso trabalho. Parabenizamos ainda  os vencedores deste ano:
Na categoria Garoto e Garota Simpatia: os alunos Jonatas Mendes (3º A) e Alane (1º E), respectivamente.
E os tão esperados" Garoto e Garota Rotary 2013": Lucieudo Alves (3º C) e Karla Sousa (1º A) respectivamente.
Parabéns a todos aqueles que estiveram à frente do evento organizando-o: nossa coordenadora escolar Válbia Maria,  Profº Sílvio César e Abel Barbosa.
Até a próxima edição do "Garoto e Garota Rotary 2014"!!












































.

.